sábado, 21 de novembro de 2009

CIF na Fisioterapia: Um dia você vai precisar dela.

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, chamada de CIF (ou ICF, em inglês) é uma série de códigos para enquadrar todos (ou pelo menos a maioria) dos aspectos que influenciam na saúde. Ela é complementar a CID (Classificação Internacional de Doenças). Nem abaixo, nem acima. Complementar. No entanto, ela é mais que uma estrutura (quase infinita) de códigos. Ela é uma mudança de perspectiva sobre a saúde de todos, inclusive a sua. Ela é uma forma de orientar a prática, a avaliação e os cuidados dos problemas de saúde, desde a prevenção a reabilitação.
Segundo a RESOLUÇÃO Nº 370 do COFFITO, de 6 de novembro de 2009, o Fisioterapeuta e o Terapeuta Ocupacional devem adotar CIF, segundo recomendações da OMS, no âmbito de suas competências institucionais. O texto traz que a CIF deve ser utilizada como:
1- Ferramenta estatística - para a coleta e registro de dados como em estudos da população, verificar a evolução clínica dos pacientes dentro do campo de trabalho (hospital, ambulatórios e consultórios);
2- Ferramenta de pesquisa para medir resultados, qualidade de vida ou fatores ambientais;
3- Ferramenta clínica para a avaliação de necessidades e dos resultados;
4- Ferramenta de política social para o planejamento dos sistemas de previdência social, sistemas de compensação e projetos e implantação de políticas públicas;
5- Ferramenta pedagógica para a elaboração de programas educativos para aumentar a conscientização e realizar ações sociais.

Assim, o Fisioterapeuta deve aplicar, após traçar o diagnóstico fisioterapêutico, a versão atualizada da CIF e sua derivada para identificar a condição do paciente.
Vários Crefitos e instituições estão se movimentando para oferecer o curso de formação em CIF para os profissionais. Fique atento, porque um dia você vai precisar dela.

Mais informações em:
- COFFITO - http://www.coffito.org.br/
- Centro Brasileiro de Classificação de Doenças: http://hygeia.fsp.usp.br/~cbcd/
- CifBrasil: http://www.cifbrasil.com.br/

Um comentário:

  1. http://sensingfuture.weebly.com/smartherapy/classificacao-internacional-de-funcionalidadeuma-breve-abordagem-professora-anabela-martins

    ResponderExcluir