Fonte: Organização Mundial de Saúde (Media Centre: 4 Fev 2011)
Segundo a OMS, fazer 150 minutos por semana de atividade física de moderada intensidade pode reduzir o risco de câncer de mama e de cólon. Ou seja, são 30 minutos 5 vezes por semana, ou 50 minutos 3 vezes por semana, de corrida leve, natação, ciclismo, dança ou outras atividades semelhantes. Estas atividades são recomendadas para adultos acima de 18 anos.Segundo Dr. Ala Alwan, diretor geral de Doenças Não-Transmissíveis e Saúde Mentado da OMS, "A inatividade física é o quarto fator de risco de todas as mortes ao redor do mundo, atrás de agravantes como cigarro, obesidade e pressão alta. Acredita-se que 31% da população mundial não é fisicamente ativa".
(Opinião: pessoalmente eu acho que a porcentagem é muito maior, levando em consideração as pessoas que com quem eu convivo, incluindo eu mesmo).
É importante lembrar que não é qualquer atividade física. Por exemplo, a musculação, caminhadas de baixa intensidade e aulas de alongamento não são consideradas atividade de moderada intensidade. Cada uma delas tem seus objetivo, e sim, são importantes na busca da saúde, mas para saber se você está realizando uma atividade aeróbica de moderada intensidade pode fazer os seguintes testes:
- Teste da Conversa: Nesta condição, enquanto você realiza um exercício que aumente a frequência cardíaca e faz você suar, mas você ainda mantém a capacidade de conversar durante o exercício. Nas atividade de alta intensidade, você perde esta capacidade. É um método subjetivo, logo não é totalmente seguro e confiável, mas dá para ser utilizado no dia-a-dia;
- Porcentagem da Frequência Cardíaca Máxima: Uma atividade de intensidade moderada atinge 65 a 80% da frequência cardíaca máxima. Para descobrir a sua, pode ser realizado um teste ergométrico com um profissional da saúde ou, de forma mais empírica, utilizar a fórmula FCmod= 206,9 - (0,67 x idade). Por exemplo, uma pessoa com 30 anos, a frequência máxima seria 186 batimentos por minuto (bpm), a intensidade de treino seria de 120 a 148 bpm.
A inatividade física, além de favorecer a ocorrência desses tipos de câncer, também favorece doenças cardiovasculares e diabetes. Estas doenças estão entre as principais causas de morte nos países desenvolvidos, e vêm crescendo nos países em desenvolvimento, como o Brasil.
Para aumentar a realização de atividade física na população é necessário, além de muito esforço individual, investimento social na conscientização da população e na estrutura de lazer.
Ao redor do mundo, o câncer de pulmão, causados principalmente pelo uso do tabaco, é o que mais mata, seguido dos câncer de mama, estômago, fígado e coloretal (intestino baixo). A maior parte das mortes ocorrem em países menos desenvolvidos e, sem prevenção, a tendência é aumentar a ocorrência desta doenças.
sábado, 5 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)